sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Gyaru (ギャル), o glamour Japonês


Gyaru é a transliteração japonesa para a palavra gal (que começou como nome de uma marca de jeans e hoje é usada para se referir a garotas [girl ~ gal].)
A moda se iniciou, mais ou menos, no ano de 1991 quando algumas garotas, conhecidas como kogal, começaram a se rebelar ao padrão de beleza japonês, começando a se bronzear, usar suas saias colegiais bastante curtas (sendo o padrão na altura dos joelhos) e loose socks ao invez das tradicionais meias ¾ dos uniformes japoneses.
Podemos dizer que, de forma abrangente, as gyarus são garotas com boa posição social e antenadas na moda, tanto ocidental quanto oriental.
Sempre usam marcas caras, de designer famosos, tanto mudialmente quanto no Japão. Se valem de cabelos claros (dependendo do estilo se valem de cinza e tons platinados, ou de castanho claro a loiro), algumas vezes lisos, outras vezes enrolados. A pele, geralmente bronzeada, varia de tons bastante naturais a bastante escuros, apesar de, claro, ter garotas que preferem manter a pele bastante branca.
Há uma ramificação grande dentro do estilo, apesar de que, no Japão, todas são tratadas, simplesmente, por gyaru, sem haver distinção de estilo.

Apesar de não haver tanta destinção na hora de se ‘chamar’ uma gyaru, a classificação existe e conta com diversos estilos que se diferenciam bastante. Mas como saber identificar? Muitas vezes se vê pelas roupas, marcas e comportamento.
Sub-Estilos:
ギャル系 (Gyaru Kei)
gyaru
É o estilo mais geral e não pede bronzeamento e contém sub-estilos apesar de ser um sub-estilo.
Os mais comuns desses sub-estilos são:
Amekaji Gyaru = usam marcas americanas casuais, incluindo as botas chamadas de Uggs!
Saike Gyaru = usam o chamado ‘club wear’, tie dye, estampas tribais, etc.
Roma Gyaru = usam roupas fofas e românticas.
Bohemian = usam vestidos com estampas boêmias, coletes, etc.
Miritai = como o nome diz se valem de, ao menos, uma peça do estilo militar.
Rokku = camisetas com estampas ‘rockers’, litras, xadrez, estampas de caveira, denim, etc.
Rizouto = basicamente roupas de verão como saias-ciganas, shorts e camisetas.
Marin = litras azuis/vermelhas/brancas, ancoras. Basicamente, ‘marine mode’.
Haady Gal = Tem um estilo colorido, brilhante, com padrões estranhos.
ギャル男 (Gyaru Oh)
gyaru-oh
Por mais que gyaru seja uma palavra destinada a garotas, há sim rapazes que seguem a moda e, um exemplo disso são os gyaru oh.
Usam cabelos prateados, castanhos e até rosas. Jaquetas, casacos ou camisas abertas, regatas por baixo e jeans.
お姉ギャル (Onee Gyaru)
oneegal
É o estilo mais clássico, usado geralmente por mulheres mais maduras. Inclui roupas sexys e de marcas realmente famosas como Louis Vuitton, Channel, Dolce&Gabanna, que tem uma enorme enfase no estilo, assim como a classe social.
Dentro do estilo ainda se incluir o セレブ (serebu), que se baseia na moda das celebridades ocidentais, sendo necessário o conhecimento da moda ocidental e oriental.
姫ギャル (Hime Gyaru)
himegal
É o estilo mais ‘princesinha’ das gyarus. Usam muito rosa,vermelho, azul, laços, estampa de animais (onças, zebras, leopardo) e florais,  cabelos armados e enrolados.
São bastante elegantes, usando sempre botas ou sapatos de salto, unhas decoradas e acessórios de cabelo como coroinhas.
お兄系 (Onii-Kei)
onii-kei
É um estilo onde o fator ‘cool’ é extremamente importante.
Utilizam muito óculos escuros, quando não se encontram em boates, jeans, sapatos ou botas bonitas.
É visto, também, no homens, como a versão mais clássica e amadurecida do Gyaru Oh.
Existem também mulheres que seguem o estilo, geralmente usando algo xadrez (camisa ou short), camisetas estampadas ou, algumas, até mesmo, seguem o estilo do mesmo modo que os homens.
マンバ (Mamba)
manba1
É a ‘evolução’ do estilo conhecido como Yamamba. Não são mais usados os adesivos abaixos dos olhos e, nem mesmo, os acessórios havaianos que as Yamambas utilizavam, porém o tom escuro de pele e a maquiagem conhecida como ‘panda makeup’ continuam em alta (apesar de que com novas cores além do branco), além de usarem cílios postiços coloridos e jóias em torno dos olhos.
São coloridas, os cabelos tendem a ser loiros ou de cores bastante fluorecentes.
Existe um estilo masculino das mambas, que é conhecido como センター (sentaa).
バ゛ンバ (Bamba)
544fazc2
É visto como uma versão mais ‘light’ das mambas. Usam cabelo em cores neon ou natural, pele num tom mais claro e sem a maquiagem excessivamente branca.
São conhecidas por ter um estilo meio barbie na hora de se vestir.
強めギャル (Tsuyome Gal)
4y4xb1u2
É a versão mais ‘light’ das bambas, com um certo toque mais agressivo, com uso de camisetas rasgadas, luvas de couro sem dedos, cintos com caveiras. Tem um certo toque de rocker, bicker e hiphop.
Usam a maquiagem mais leve, sem o branco forte, mas sim cores mais suaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...