domingo, 20 de fevereiro de 2011

Historia Gyaru

Separei por anos embora em muitos lugares por onde pesquisei alguns anos não bateram entre si, então, fiz uma junção daquilo que considerei mais relevante e que fazia mais sentido. Vamos voltar um pouco ao passado, divirtam-se! É só clicar em cima dos anos para ler.

1991 - O início, a rebeldia.

No Japão, alguns jovens começaram a se rebelar contra a visão da beleza típica japonesa pelo bronzeamento e usar meias estilo poilana com seus uniformes de escola. Possivelmente devido ao seu ídolo pop Namie Amuro e forte influência das garotas californianas.



Essa tendência levou ao surgimento de Kogyaru (kogal) cuja as características eram:


• uniforme da escola,
• peles bronzeadas,
• cabelos descoloridos,
• saias curtas,
• celulares enfeitados,
• algumas gírias.

Mal vistas pela sociedade.
Como estava quebrando as regras rígidas da sociedade japonesa . E pelo fato de serem estudantes (não trabalhavam) algumas praticavam o enjo kosai (são pagas para sair ou praticar atos sexuais com homens mais velhos).
1993 - Gyaru ganha popularidade

“Boom” do Kogyaru que se torna popular em Harajuku no bairro de Shibuya em Tóquio.

1997 - Loco gyaru e surgimento da Revista EGG.

Surge o Loco Gyaru que usavam vestidos de estampas Hibiscus, sandálias plataformas ou de praia com tudo inspirado no Havaí, California Beach.


Estréia da Revista EGG voltada para o público Gal.

1999 - Surge Gonguro e Ganguro.

Surge a expressão Gonguro que significa “rosto negro”.
• cabelos descoloridos,
• pele muito bronzeada,
• maquiagem branca em torno dos olhos e nos lábios,
• botas plataformas,
• muitas gírias...
Há especulações de que o termo “Ganguro” surgiu por ser uma forma menos agressiva, um pouco mais discreta que “Gonguro”.


Como realmente surgiu?
Não tem como não falar de uma adolescente apelidada de “Buriteri” que foi praticamente uma revolucionária, logo foi descoberta pela Revista EGG. Ela e suas amigas, conhecidas como Gonguro San Kyodai, estamparam inúmeras vezes a capa e as páginas da revista, sendo responsável pelo “Boom” do estilo “Ganguro”.



Buriteri na Revista EGG e sua famosa foto.
2000 - Surge as Yamanbas e Oneegyaru
Início do uso da palavra “Yamanba”
Há rumores de que as “Ganguro” causaram tanto espanto na sociedade que as rotularam de “Yamanba” que significa “Bruxa das montanhas” do folclore japonês.

Elas ajudaram para que acontecesse o “Boom” do Para Para.

Enquanto isso...
Como as Kogals ficaram mais velhas em torno de seus 20 anos surgiu um subestilo, o Oneegyaru que significa “irmã mais velha” com estilo mais maduro e super sofisticado.



Foto de looks antigos de onee

2001 - O desaparecimento das Ganguros

Aos poucos Ganguro e Gonguro foram desaparecendo, dando lugar as “Yamanbas” que significa “Bruxa das Montanhas” (uma lenda folclórica japonesa) que possuíam algumas características em comum, como o bronzeamento, unhas decoradas e enormes, cabelos volumosos e descoloridos, makeup clara, etc.



Porém com seus rostos decorados com adesivos, maquiagem “estilo panda” com olhos caídos, roupas mais coloridas, cores de cabelos extravagantes e “circle lenses” que são lentes de contato para aumentar os olhos.


Mais uma vez, mal vistas pela sociedade.
Para manter suas peles bronzeadas e gastar menos dinheiro, utilizavam produtos auto-bronzeante no lugar de ir para os salões de beleza (nesta época, muitos salões fecharam).
A maioria das Gals ficava por um bom tempo sem tomar banhos, o que causou mais uma visão negativa. Dizem que ninguém queria chegar perto delas, se recusavam a sentar ao lado e as ridicularizavam.
2003 - Surge o termo Manba.
Aos poucos o termo “Yamanba” foi trocado por “Manba”.

2006 - Manbas desaparecem
As Manbas desaparecem e vários “Subestilos de Gyaru” foram surgindo, muitas vezes se tornando mais discretos e com ideais diferentes.


De tão forte que o “Boom” Gyaru foi ao Japão, acabou se arrastando pelo mundo a fora. Hoje em dia, podemos encontrar várias seguidoras e seguidores (sim, também existem homens apesar de não ter comentado no texto) em inúmeros países.

O modo mais fácil para se conseguir informações é através das revistas voltadas ao público gyaru e principalmente através da internet trocando informações, muitas modelos possuem blogs pessoais e sempre tem scans de revistas para poder baixar e ficar por dentro das últimas tendências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...