domingo, 27 de fevereiro de 2011

Obento – A “Marmita” Japonesa

amos conhecer um pouco mais sobre o “obento“. Vamos lá: Obentô [お弁当] ou simplesmente Bentô [弁当] como é mais conhecido popularmente, refere-se a uma marmita de refeição única dentro de um potinho ou separado em diversos tamanhos de embalagens praticas na cozinha japonesa. O bento tradicional contém arroz, peixe ou carne, e um ou mais tipos de conservas ou pedaços de legumes cozidos, geralmente em um recipiente em forma de caixa.

Estão prontamente disponíveis em muitos lugares do Japão, incluindo lojas de conveniência, lojas especificas de bento (弁 当 屋, bento-ya), estações de trem e lojas de departamento. Ainda é comum para os japoneses as donas de casa gastar um grande tempo e energia para o seu cônjuge, filhos, ou para si mesma produzir uma caixa de almoço cuidadosamente preparada.
Bento pode ser muito elaborado dispostos em um estilo chamado kyaraben. Competições são freqüentemente realizadas em arranjadores bento concorrer para as modalidades mais esteticamente agradável. Kyaraben é tipicamente decorado para olhar e admirar, feitos em formas de pessoas, animais ou personagens e itens como flores e plantas. A partir da década de 80 o obentô se popularizou com a introdução de microondas na cozinha e a proliferação das konbini (lojas de conveniências).
Atualmente existem diversos tipos de obentô, normalmente com diferentes tipos de legumes, peixes e arroz branco. A grande maioria da população japonesa ainda tem como hábito preparar e levar seus próprios obentô para o trabalho, escola, viagens, eventos esportivos etc.


O objetivo do obentô, já não é mais restrito à alimentação. Montar uma refeição que agrade os olhos também é importante. Assim, é comum as mães japonesas prepararem um obentô decorado, elaborado e divertido para incentivar seus filhos a comerem todo o almoço.
A razão considerada ideal para montar um obentô equilibrado é de uma porção de proteína para duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três porções de arroz (ou outro carboidrato), sendo considerada uma razão de 1:2:3.
O tempo dedicado para o seu preparo é considerado importante, pois o que faz esta técnica única é o tempo e dedicação investidos em criar uma refeição balanceada e bonita.
Eu adoro esse tipo de culinaria o Kyaraben na verdade para mim trata-se de uma arte, pois a composição dos alimentos dentro de uma pequena embalagem fica tão linda que parecem de verdade e abrem o apetite de qualquer um!!! Eu querooooooo….

Um comentário:

  1. NOOSSA eu acho lindas essas marmitinhas ♥
    Ia ter até dó de comer :D haha
    Queria uma !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...