terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Terror asiatico: Entendendo a mesmice. 유령의 세계에 오신 것을 환영합니다

Espíritos Gaki atormentam camponeses.
 Quando o assunto é terror a asia está sempre no topo, até mesmo produções assustadoras de Hollywood como o chamado é um remake baseado no terror asiático.

Imagem de ringu que originou o chamado.

Acontece que nada gera mais medo que lendas urbanas e contos que realmente tem semelhança com algo real, não que fantasmas sejam reais, mas assustam mais que um lobisomem.  O motivo de tantos filmes serem sobre fantasmas e etc é que eles fazem parte do folclore do japão e outros países da asia.
A ascenção dos filmes de terror asiático teve inicio com o clássico filme coreano Whispering Corridors. Whispering Corridors passa-se numa típica escola feminina na Coréia, chamada Jookran High School For Girls. Nove anos atrás, a estudante Jin-ju havia cometido suicídio na escola e seu fantasma estava assombrando as salas de arte que foram fechadas após o incidente. A primeira vítima é a professora Park, que tem o "carinhoso" apelido de Raposa Velha devido aos tratamentos que ela dá às estudantes. As garotas acreditam que Kim Jung-sook está possuída pelo espírito de Jin-ju; e à medida que o filme vai rolando, outras descobertas são feitas e devido à morte da senhora Park, as alunas são orientadas a abafarem o caso pra que a imprensa e os inspetores da escola não comecem a investigar a escola - já que violência e abuso psicológico/físico são muito comuns nesta escola em particular.


Os melhores e mais assustadores filmes coreanos que valem muito apena conferir são Bushinsaba, memento mori, toda a serie whispering corridors e the phone.
Whispering Corridors 5

 Indo para o japão você pode encontrar filmes de lendas urbanas muito famosas como a Kuchisake onna.

Diz a lenda que uma mulher de cabelos compridos e negros, usando uma máscara. (é comum usar máscaras na Ásia, em sinal de respeito aos outros quando se está doente, para não espalhar vírus). Ela encontra com inocentes crianças na hora que elas estão saindo da escola e pergunta “Eu sou bonita?“. Se a criança responder que sim, ela tira a máscara, revelando sua boca rasgada de orelha a orelha, e pergunta “Mesmo assim?“. Claro que ela irá perseguir e matar a criança, talvez cortando sua face. Não adianta responder que não, pois isso só a deixará furiosa. (Em muitos lugares do Japão é bem comum que as crianças vão em grupo á escola para evitar esses tipos de incidente)
Porque ela tem a boca cortada?
Dizem que a Kuchisake Onna traiu o marido que a desfigurou, dizendo: “Quem vai achar você bonita agora?”


Se você quiser conferir filmes mais filmes sobre lendas urbanas e folclore uma bela dica é Kwaidan e o grito.

Para fazer o download dos filmes listados legendados confira o Japanese Horror Films.

Terror também no video game.

Vamos falar agora de um dos meus assuntos preferidos, o video game. O terror está muito presente nos videos games nomeado como survival horror, e já que o horror asiático dominou o mundo do cinema ele também tomou conta do video game, apesar de que muitos jogos são criados por eles. Vou fazer uma lista dos jogos que envolvem o tema.

Fatal frame é produzido pela tecmo e é o melhor jogo de survival, pois ele realmente está cheio de sustos e mistérios envolvendo o enredo. O nome fatal frame significa foto ou disparo fatal, porém ele também é conhecido como project zero(projeto zero) ou simplesmente zero( Zero, isto é um trocadilho; este kanji é normalmente lido como rei, que também significa "fantasma").
Fatal frame 2 Crimson butterfly
 Sua história gira em torno de um conto popular sobre a Mansão Himuro e os antigos rituais macabros que envolviam a família himuro e seus empregados. A mansão é considerada um dos locais mais mal assombrados do Japão. O jogo também conta a lenda da vila perdida, local mal assombrado escondido em meio a uma floresta desconhecida, diz a lenda que uma vez dentro da vila perdida é impossível sair de lá.
A jogabilidade é de fato muito interessante pois o jogo não possui armas, é bem fácil de ser controlado e é um jogo que te prende até o final. Por isso é um dos meus preferidos.


Kuon é um game de 2004 da From Software, ele foi inspirado no filme kwaidan já listado anteriormente. O mais interresante é a jogabilidade, aonde o personagem se cansa facilmente correndo pelo cenário, porém ele não é muito atrativo em termos de enredo, mas garante bons sustos.

Se você quiser conferir mais jogos de survival focados em terror asiático fale a pena conferir siren(Jogabilidade chata e cansativa), The grudge ou o grito e the calling ou o chamado.



Bruxa Branca do filme Kwaidan; Lenda que inspirou o game Ku-on.

2 comentários:

  1. Nossa eu não sei não, mas filmes de terror asiáticos me dão sempre mais medos do que os outros HAHA!
    É muuuuito bom mesmo :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...