quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dia de ação de graças: Chuseok 추석



O Chuseok (추석) é o maior e mais importante feriado na Coréia. Os membros da família sejam de perto ou de longe se reúnem para compartilhar refeições, histórias e dar graças a seus antepassados ​​pelas colheitas e outras graçasa. O Chuseok Day cai no dia 19 de setembro, mas o feriado é celebrado em um total de três dias (18 de setembro - 20). Felizmente, os feriados Chuseok deste ano caem de quarta a sexta-feira, sendo prolongado para cinco dias no total. Muitos coreanos vão visitar as casas de suas famílias para passar tempo um juntos. O feriado proporciona uma boa oportunidade para desfrutar de experiências culturais tradicionais. Vamos conhecer o Chuseok, um feriado tradicional coreano.




O significado do Chuseok (Hangawi)

Chuseok é um dos três principais feriados da Coreia, junto com Seollal (Dia do Ano Novo) e Dano (o quinto dia do quinto mês do ano lunar), e é também conhecido como Hangawi (한가위). Han significa "grande" e Gawi significa "os idos de Agosto/Outono" (15 de agosto de acordo com o calendário lunar é quando a lua cheia aparece). Hangawi/Chuseok foi o dia em que os coreanos, um povo agrário durante a maior parte da história, deu graças a seus antepassados ​​para a colheita do ano, e compartilhou sua abundância com a família e amigos.
Embora a origem exata do Chuseok não seja clara, essa tradição é encontrada em práticas religiosas antigas que envolvem o ciclo da lua. A presença do sol é considerada rotina, mas a lua cheia que veio uma vem por mês foi considerado um evento especial e significativo. Por isso, as festas da colheita ocorrem nos dia de lua cheia ou 15 de agosto no calendário lunar.





Chuseok: Costumes.


Na manhã do dia de Chuseok, alimentos são preparados com a da safra nova e então são usados para agradecer aos antepassados ​​através do Charye (memorial dos antepassados). Depois do Charye, as famílias visitam os túmulos de seus antepassados ​​e começam o Beolcho, um ritual de limpar as ervas daninhas que podem ter crescido ao redor do túmulo. Ao anoitecer, famílias e amigos passam um bom tempo contemplando a beleza da lua cheia e com brincadeiras populares como a Ganggangsullae (dança do círculo coreana).




Charye 차례(memoriais dos ancestrais)

Na manhã do Chuseok, os membros da família se reúnem em suas casas para realizar os memoriais (chamados Charye, 차례) em honra de seus ancestrais. Os memoriais formais Charye são realizados duas vezes por ano: durante Seollal (Dia do Ano Novo Lunar) e Chuseok. A diferença entre os dois memoriais é que durante o Seollal o alimento principal é oTteokguk, uma sopa de bolo de arroz, enquanto que durante Chuseok os alimentos principais são feitos de arroz, álcool e songpyeon (bolos de arroz). Após os cultos, os membros da família se sentar junto à mesa para apreciar a deliciosa comida.


Beolcho (limpando as ervas daninhas dos túmulos) e Seongmyo (visitando túmulos dos ancestrais)

Visitar túmulos dos ancestrais durante o Chuseok é conhecido como Seongmyo (성묘). Durante esta visita, os membros da família removem as ervas daninhas que cresceram ao redor das sepulturas no verão, uma prática que é chamada Beolcho (벌초). Este costume é considerado um dever e expressão de devoção e respeito para a família. Nos fins de semana, cerca de um mês antes do feriado de Chuseok, as estradas da Coréia do tornar-se extremamente congestionadas com as famílias que visitam os túmulos de seus ancestrais para cumprir os seus deveres familiares. E depois as famílias voltam a visitar os túmulos durante o Chuseok.

Ssireum (Luta coreana)

Durante a luta, dois concorrentes se enfrentam no meio de um circulo de areia e tentam derrubar o seu adversário usando a sua força e habilidades, derrubando de um em um oponente por rodada. O último lutador de pé após a série de competições é considerado o vencedor e é nomeado o homem mais forte da aldeia, levando para casa o algodão, arroz, ou um bezerro como prêmio.

Ganggangsullae (Dança do círculo coreana)

Nesta dança, mulheres vestidas de hanbok (roupa tradicional coreana) dão as mãos formando um círculo e cantam juntas na noite de lua cheia ou no Chuseok. Há várias histórias sobre sua origem. Uma das história mais conhecida diz que a dança vem da Dinastia Joseon (1392-1910), quando o exército coreano costumava vestir as moças da aldeia em uniformes militares e faze-las andar por montanhas para parecer que o exercito coreano fosse maior em número do que realmente era do lado do inimigo. O exército coreano ganhou muitas vitórias, graças em parte a essa tática do susto.

Chuseokbim (Vestido Chuseok)

O termo Bim refere a roupas novas para feriados ou festas. De um modo geral, existem dois tipos de bim: seolbim e chuseokbim. No passado, as pessoas costumavam se vestir com as roupas tradicionais coreanas, hanbok. Porém, atualmente as pessoas começaram a adotar roupas mais ocidentais e não costumam mais se vestir tradicionalmente para os feriados historicos.

Chuseok: comida

Chuseok celebra a época de colheita rica em frutas e grãos são abundantes. Utilizando o arroz recém-colhidas, as pessoas fazem o arroz cozido, bolos de arroz, e o licor.

Songpyeon

Songpyeon (송편) é um dos pratos essenciais para Chuseok. Este bolo de arroz é preparado com farinha de arroz que é amassada em um tamanho que é um pouco menor do que o de uma bola de golfe, e, em seguida, preenchido com sementes de sésamo, feijão, feijão vermelho, castanhas, ou outros ingredientes nutritivos.O songpyeon é cozinhado a vapor, os bolos de arroz são colocados com agulhas de pinheiro para adicionar a fragrância deliciosa de pinho. Na véspera de Chuseok, toda a família se reúne para fazer o songpyeon. Um velho ditado coreano diz que a pessoa que faz um songpyeon muito bom vai encontrar um bom esposo ou dar à luz um lindo bebê. Não é à toa que todos os membros das famílias tentam o seu melhor para fazer o melhor songpyeon!





Licores

Outro elemento importante do Chuseok é licor tradicional. No Chuseok, as famílias e parentes se reúnem e realizam um memorial para os seus antepassados ​​com licor feito da colheita de arroz recém colhido. Após o culto memorial, eles se sentam juntos e passar algum tempo juntos como uma família, bebendo o licor e comendo a comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...